O que é daltonismo?
Descrita pelo químico John Dalton por isso (o nome daltonismo) é uma condição em que certas cores, principalmente o verde e o vermelho são confundidas. É uma deficiência hereditária de transmissão bastante peculiar que atingi de 3% a 8% da população, homens daltônicos iram transmitir o gene do daltonismo somente para suas filhas, nunca para os filhos (esse gene está sempre no cromossomo X).
As filhas não manifestam nunca o daltonismo, mas tem uma chance de 50% de transmiti-lo para seus filhos homens.
Na retina humana normal existe receptores sensíveis às cores, os cones, que contêm pigmentos seletivos para a cor verde, vermelha e azul.
A deficiência de cores ocorre quando há uma redução na quantidade de um ou mais desses pigmentos. Conhecido também como "cegueira para as cores" o daltonismo não é tido como uma deficiência física de grande significado apesar de dificultar, e muita vezes impossibilitar, uma série de atividades profissionais e do dia-a-dia.
Daltonismo (discromatopsia ou discromopsia) representa uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caraterizando a incapacidade na distinção de algumas cores primárias, por exemplo, a situação onde a cor marrom é a indicação da leitura visual realizada por um portador daltônico, quando a real percepção deveria ser a verde ou vermelha. Esse tipo de confusão daltônica é a mais comum dentre os casos existentes.
Infelizmente não há tratamento ou cirurgia que possa resolver o problema de daltonismo. Mas é possível utilizar lentes de contato ou óculos que aumentam o contraste entre as cores e auxiliem o daltônico na percepção das tonalidades. Para fazer uma lente de contato ou óculos para minimizar os efeitos do daltonismo é fundamental consultar um oftalmologista, pois apenas este profissional poderá avaliar qual o grau de deficiência que o paciente tem para distinguir as cores.
Vale ressaltar que a maioria dos daltônicos apresenta apenas uma deficiência com relação às cores, não tendo a visão prejudicada ou maior tendência a desenvolver outros problemas nos olhos.
O daltônico pode tirar carteira de habilitação para dirigir?
Daltônicos não conseguem distinguir as cores vermelho, amarelo, azul e verde, mas dependendo do grau de daltonismo podem dirigir.
Assim como qualquer pessoa, os daltônicos devem fazer todos os exames como o psicotécnico e o de vista para se tirar a CNH e a partir de um exame chamado de Tabela de Ishihara é possível avaliar se o indivíduo é portador ou não do daltonismo. A partir disso, parte-se para um exame diferenciado, chamado de Projeção Luminosa, em que as cores verde, amarelo e vermelho aparecem aleatoriamente. Se o indivíduo acertar ele passa no exame e está apto para tirar carteira de motorista de qualquer categoria, afinal as únicas cores que interessam no trânsito é o vermelho, amarelo e verde.
Os principais problemas dos órgãos responsáveis pelo trânsito brasileiro estão relacionados com a existência de municípios que usam uma sinalização com sinaleiros com formatos diferentes, o que poderia causar riscos de acidentes no caso de motoristas daltônicos, os quais estão acostumados com a intensidade do brilho ou do tempo de cada cor. Importante saber que não há registros que comprovem que daltônico ao volante causam acidentes, pelo contrário, existe depoimentos de vários motoristas com mais de 20 anos de habilitação e que nunca cometeram infrações no trânsito.
Se você é daltônico, o ideal é procurar uma auto escola de sua cidade para avaliar quais são os seus direitos e deveres de acordo com as leis e normas do DETRAN, além de tirar dúvidas sobre o curso teórico, aulas práticas e provas para conseguir a permissão da carteira nacional de habilitação.
Faça o teste e se houver dificuldades na percepção de todos ou alguns dos números em cores você pode ser daltônico ou ter algum grau de daltonismo.
Um teste de daltonismo é o teste de cores de Ishihara que exibe uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Uma figura ( letra ou algarismo) é desenhada num cartão composto por um vasto número de pontos com tonalidades que variam entre si, de modo que possa ser identificada por uma pessoa com visão normal, mas com dificuldade para um daltônico.
Diga o que você vê em cada placa. A resposta encontra-se abaixo de cada placa de Ishihara.
Placa de controle, qualquer pessoas deve vê um número 12, mesmo as com daltonismo total.
Quem tem visão normal enxerga um número 8. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 3. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 29. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 70. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 5. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 2. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 3. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 5. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 15. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 17. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 74. Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 21. Quem tem daltonismo total não enxerga número algum.
Quem tem visão normal enxerga um número 6. Que é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número.
Quem tem visão normal enxerga um número 45. Que é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número.
Quem tem visão normal enxerga um número 5. Que é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número.
IMPORTANTE: Este teste não é totalmente preciso, pois pode haver distorções de cores no monitor, afetando assim, as cores originais. Para ter certeza de um eventual daltonismo, procure orientação médica.
Fonte: Site Brasil Escola/Texto: Autor: Waldiney/ZUN.